quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Novas mídias tomam conta da discussão no Encontro da Comunicação da Estácio-BH



As polêmicas redes sociais marcaram o segundo dia do Encontro da Comunicação da Estácio-BH. Subiram ao palco o publicitário Ricardo Rocha, especialista em redes sociais, o diretor de criação do Núcleo de Web da Agência Solution, Ivo Antonioni, e a professora Tailze Mello como mediadora do debate.

Ivo falou sobre sua experiência na Agência Solution e da preocupação cada vez maior das empresas em se destacar nesse mercado digital.  A Solution é uma agência diferenciada por que ela planeja, cria, executa, monitora e entrega ao cliente um produto completo. Além de trabalhar com diversos formatos de mídia, como televisão, rádio e hot site.

Já Ricardo Rocha, no passado era mais conhecido como “Samamba” devido aos antigos cabelos que lembravam a planta, apresentou as facilidades que a internet pode trazer à sociedade. Rocha confessou que utilizou o Youtube para publicar um vídeo criticando uma determinada empresa, e recebeu o apoio de milhares de pessoas que inclusive já vivenciaram o mesmo problema.

“A rede social é como a sala de visita, ou uma festa na sua casa, você escolherá apenas os amigos e conhecidos para participar, tudo está perfeito, até que aparece uma pessoa vendendo algum produto. Ele provavelmente será visto como o antipático da festa”, comparou o publicitário bem humorado. Rocha fala das redes sociais com a propriedade de quem já trabalhou na GOOGLE e sabe da importância que o Facebook tem na vida das pessoas.

Antonioni lembrou aos estudantes da queda do Orkut que cada vez mais perde espaço para o Facebook, e afirmou que a diferença entre as redes sociais são apenas questões de ferramentas utilizadas. Ao ser questionado sobre o termo “presença digital”, o diretor de criação respondeu com o exemplo da marca Halley Davison, que traz uma imagem associada ao estilo de vida, viagem sem destino, um conceito de liberdade. Na internet, segundo ele, as empresas tentam deixar sua marca. “As redes sociais fazem parte da nova revolução da internet, e podem ser consideradas uma ciência que está em estudo. Nós estamos no começo da história, ainda é cedo para dizer qual será o resultado de tudo isso que estamos experimentando”, antecipa Rocha

O publicitário afirmou que através das redes sociais é possível uma interatividade e um feedback rápido com o futuro cliente e ressaltou que  muitas empresas monitoram essas mídias no intuito de descobrir o que o cliente procura para lançar produtos que supram as necessidades do mercado.

Texto: Cecília Couto

Nenhum comentário: