As polêmicas redes sociais marcaram o
segundo dia do Encontro da Comunicação da Estácio-BH. Subiram ao palco o
publicitário Ricardo Rocha, especialista em redes sociais, o diretor de criação
do Núcleo de Web da Agência Solution, Ivo Antonioni, e a professora Tailze
Mello como mediadora do debate.
Ivo falou sobre sua experiência na
Agência Solution e da preocupação cada vez maior das empresas em se destacar
nesse mercado digital.  A Solution é uma
agência diferenciada por que ela planeja, cria, executa, monitora e entrega ao
cliente um produto completo. Além de trabalhar com diversos formatos de mídia,
como televisão, rádio e hot site. 
Já Ricardo Rocha, no passado era mais
conhecido como “Samamba” devido aos antigos cabelos que lembravam a planta, apresentou
as facilidades que a internet pode trazer à sociedade. Rocha confessou que
utilizou o Youtube para publicar um vídeo criticando uma determinada empresa, e
recebeu o apoio de milhares de pessoas que inclusive já vivenciaram o mesmo
problema. 
“A rede social é como a sala de visita,
ou uma festa na sua casa, você escolherá apenas os amigos e conhecidos para
participar, tudo está perfeito, até que aparece uma pessoa vendendo algum
produto. Ele provavelmente será visto como o antipático da festa”, comparou o
publicitário bem humorado. Rocha fala das redes sociais com a propriedade de
quem já trabalhou na GOOGLE e sabe da importância que o Facebook tem na vida
das pessoas. 
Antonioni lembrou aos estudantes da
queda do Orkut que cada vez mais perde espaço para o Facebook, e afirmou que a
diferença entre as redes sociais são apenas questões de ferramentas utilizadas.
Ao ser questionado sobre o termo “presença digital”, o diretor de criação
respondeu com o exemplo da marca Halley Davison, que traz uma imagem associada
ao estilo de vida, viagem sem destino, um conceito de liberdade. Na internet,
segundo ele, as empresas tentam deixar sua marca. “As redes sociais fazem parte
da nova revolução da internet, e podem ser consideradas uma ciência que está em
estudo. Nós estamos no começo da história, ainda é cedo para dizer qual será o
resultado de tudo isso que estamos experimentando”, antecipa Rocha
O publicitário afirmou que através das
redes sociais é possível uma interatividade e um feedback rápido com o futuro cliente e ressaltou que  muitas empresas monitoram essas mídias no
intuito de descobrir o que o cliente procura para lançar produtos que supram as
necessidades do mercado.
Texto: Cecília Couto


Nenhum comentário:
Postar um comentário