sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Comunicação encerra Encontro com saldo positivo

O 3º Encontro da Comunicação da Faculdade Estácio-BH terminou ontem com um saldo positivo. Em três dias de evento, foram 10 palestrantes; quatro atrações culturais e mais de 110 inscrições para as oficinas de rádio, TV, fotografia e poesia oferecidas aos alunos.
A maior surpresa do Encontro foi o show da banda Surge, que abriu o 2° dia do Encontro da Comunicação. A banda trouxe um estilo diferente e ousado para apresentar suas composições originais de rock japonês. O cd da banda será lançado no próximo dia 25 no Brasil e no Japão.
            O segundo dia do evento contou com a mediação do professor Getúlio Neuremberg e com a participação do editor do “Jornal Super”, Rogério Maurício, e do apresentador do programa Bazar Maravilha, da Rádio Inconfidência, o jornalista Tutti Maravilha. Os profissionais compartilharam suas experiências e contaram histórias do início de suas carreiras, explicando aos estudantes o perfil de profissionais que os meios de comunicação buscam atualmente no mercado.
            Tutti Maravilha disse que o segredo para se conseguir o sucesso em qualquer carreira é gostar do que se faz e inovar sempre. Ele também revelou  um pouco sobre a  preparação do seu programa: “O jornalista deve ter o hábito de ler sobre vários assuntos. Para a produção do meu programa leio vários jornais e revistas. Gosto também de divulgar campanhas que resgatam a gentileza e incentivam a sociedade na execução de atitudes do ‘bem’. É muito bom usar a mídia dessa forma, resgatando valores que estão sendo esquecidos”, defendeu Tutti.
            O apresentador acredita que o rádio nunca irá morrer e a internet só complementa o meio de comunicação. Para Tutti, um ponto positivo para o Jornalismo é a segmentação do rádio que promete ampliar o mercado de trabalho.
Rogério Maurício ressaltou os diferenciais que fizeram o  Super Notícia se tornar o jornal mais vendido do Brasil. “O jornal conseguiu atingir pessoas que o mercado não se preocupava. O Super tem uma linguagem popular e começou a vender jornais em lugares de fácil acesso, como: padaria, ponto de ônibus e com isso conseguiu fidelizar o público”, explicou o editor.
A estudante de Jornalismo, Priscila Mendes, 26, afirmou que o evento foi muito interessante e organizado. Para ela o Encontro foi uma grande oportunidade de aprendizado, e para ouvir dicas de profissionais, não tem preço.
 Para fechar o Encontro da Comunicação foram oferecidas oficinas de fotografia, rádio, minicontos e TV Digital. As inscrições prévias somaram 102 alunos, mas o número de participantes foi maior, pois muito resolveram se inscrever na última hora.
Texto: Camila dos Anjos

Nenhum comentário: