
Falando nisso, temos estado muito interessados, aqui na Prosa, no tema "novos modelos de jornalismo digital". Pra quem ainda não sabe, faremos em breve a ampliação da agência experimental, integrando à equipe um time coordenado pela professora Kátia Mássimo. Nosso primeiro projeto em comum, que tem que sair em agosto, será, justamente, a produção de um e-journal, com projeto editorial produzido a muitas mãos, projeto visual da Publicidade, produção de conteúdo do Jornalismo. Legal demais, como diria a Josana!!! Nós tb achamos!!! Por isso temos lido, pesquisado e discutido tanto o tema, nas últimas semanas. Por ora, estamos apaixonados (eu, pelo menos, rs, rs, rs) pelo Kindle ebook, tecnologia de última geração para leitura de jornais eletrônicos através (do mais sensacional ainda) e-paper. Mas para além da tecnologia, como precisa ser a produção jornalística nos meios digitais? O Jornalismo eletrônico não se resume à publicação de textos na internet. É preciso pensar como a interface digital, com todas as suas propriedades (como hipertextualidade, horizontalidade, instantaneidade, interatividade etc, etc, etc) abre novas portas (ou seriam janelas?) para um modelo que possa ir além dos portais de notícia e postagens on line do que sai nos principais jornais impressos do país. Acho que teremos bastante trabalho pela frente, uma vez que a discussão teórica sobre jornalismo digital, já bem avançada no Brasil, ainda não se traduziu, na minha opinião, em uma prática realmente interessante e efetiva. Se há exemplos contrários do que venho pensando e eu não conheço, por favor, receberei os links com o maior prazer. [ ] Janaina.


4 comentários:
Janaina,
esse é um projeto muito interessnte mesmo,mas como vc disse a parte teorica esta muito bem discutida,agora a prática falta algumas coisinhas.Mas eu acho que vc poderia tipo que revolucionar o jornalismo digital, pq vc é muito foda.Eu estarei aqui para acompanhar esse jornal digital.
To achando que vai sair uma coisa bem bacana desse projeto.
:)
Abraços
Bem legal sua preocupação mais com o conteúdo que com a forma. O Gay Talese falou sobre isso hoje para o G1. Vou colar aqui as palavras dele, que eu já havia chupinhado para o Amigos da Marvada.
"O que faz alguém um jornalista e, mais do que isso, um profissional necessário, é ter posse de informações que vão influenciar as escolhas dos cidadãos de um país. E isso é conseguido através de informação precisa, que ouça todos os lados e seja objetiva. Quando se vai além da informação óbvia. Algo que dê profundidade, que dê perspectiva. Se o jornalismo deixa de lado a tarefa de fazer um trabalho realmente notável então ele se torna dispensável. Neste momento, o jornalismo precisa definir o que fará para se diferenciar de qualquer um que tenha tecnologia à disposição".
Em tempo: o E-Journal da Estácio vai ser um veículo interno, do bairro, municipal, estadual, nacional? Tem vaga pra colunista esportivo? Estão aceitando currículos? Sou um colunista baratinho, qualquer pão de queijo e duas mariolas servem como pagamento.
Jana tenho interesse em saber mais sobre esses projetos da Prosa. Estou a disposição.
Abraço. Elisandra
Dany, Elisandra!!! Estamos trabalhando neste projeto, espero ter novidades muito em breve para contar. MAs como estamos na fase de pesquisa, fica a dica de uma referência realmente interessante em jornalismo on line: www.bbc.co.uk
abs ;) Janaina.
Postar um comentário