terça-feira, 4 de setembro de 2012

O acontecimento Ronaldo “Fenômeno” é tema da palestra da Aula Inaugural da Estácio-BH



A pesquisadora Paula Simões Guimarães ministrou a palestra “O acontecimento Ronaldo: a imagem pública de uma celebridade no contexto social contemporâneo”, na Aula Inaugural dos cursos de Comunicação Social da Estácio-BH, no dia 28 de agosto, para os turnos da manhã e da noite.
A palestrante defendeu sua tese de doutorado recentemente, sobre o tema, analisando os traços da sociedade brasileira contemporânea e os valores que a sociedade prioriza. A pesquisa empírica de a pesquisadora começou em 2009. Durante o processo, ela analisou alguns acontecimentos que marcaram a carreira de Ronaldo e observou algumas características na nossa sociedade brasileira:
- O Individualismo está se tornando um valor e com isso a ideia de construção de um mundo melhor está sendo esquecida.
- A norma é ser heterossexual, quem sai desse conceito sofre preconceito.
-  O Machismo ainda está presente na sociedade.
- As pessoas cada vez mais se expõem nas redes sociais e acham “normal” a exposição da intimidade.
A pesquisadora analisou, na verdade, a importância da mídia no processo de construção da celebridade e como o futebol é visto em nossa cultura. “Ronaldo é um exemplo de como uma celebridade suscita a identificação de nossas qualidades e a contra identificação, ou seja, a falha do outro também é a minha falha,” ressaltou.
O curioso da tese é que o tema foi escolhido durante uma conversa entre amigos, depois do episódio de Ronaldo com os travestis. Na época, fazendo o seu doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais, Paula Simões percebeu que o estudo de caso de Ronaldo poderia ser um bom objeto de pesquisa. Ela observou, durante a Aula Inaugural, que não era fã do jogador. Contudo, percebeu que a história de Ronaldo seria interessante de olhar sob o ponto de vista comunicacional. 

Texto: Camila dos Anjos
Foto: Thalita Cardozo

Nenhum comentário: