quarta-feira, 27 de junho de 2012

III Mostra de Trabalhos do Curso de Comunicação foi um sucesso

Os alunos prestigiando o Jornal do Prado

A Faculdade Estácio de Belo Horizonte realizou no dia 16/06 a terceira exibição de trabalhos dos alunos do Curso de Comunicação, com palestras de profissionais do mercado, apresentação de vídeos dos alunos de Jornalismo e de peças gráficas de Publicidade.
Este semestre os alunos e familiares puderam conferir as deliciosas comidas típicas de Minas, como doces de leite e de figo, goiabada, queijo e pão de queijo, diretamente do Mercado Central. A aluna Luiza Gabriela, do 1º  período do curso de Jornalismo, interpretou grandes sucessos da MPB.
A primeira palestra começou por volta das 10h com Rodrigo Soares, publicitário e gerente de mídias sociais. Ele explicou sobre a importância de analisar as interações entre os internautas, respondendo aos questionamentos dos usuários, com transparência, honestidade e agilidades nas ações.
De acordo com Rodrigo, o analista de mídias sociais trabalha na linha de frente da empresa, qualifica e analisa os dados e informações sobre o conteúdo e publicidade veiculados. A Internet é um importante e ao mesmo tempo perigoso meio de comunicação – observou o profissional - porque as informações são transmitidas em questão de segundos.
Um exemplo é um consumidor que compra um produto com defeito e denuncia a experiência nas redes sociais. A empresa responsável pelo produto corre o risco de perder a credibilidade em questão de horas e, consequentemente, perderá muito dinheiro. Em função disso é que as empresas têm contratado profissionais para monitorar as redes sociais.
O publicitário planeja, implementa e analisa as campanhas e links patrocinados. Para Rodrigo, o podcast (que permite a pessoa ter o próprio programa de rádio) é uma grande ferramenta de divulgação. Rodrigo Soares também falou da importância do compartilhamento de conteúdo na Internet.
“O conhecimento só pode ser multiplicado quando ele é dividido”, afirmou Rodrigo Soares. Segundo ele, é importante ler o que é postado, mas ter um filtro porque nem tudo o que é postado no Facebook vale a pena compartilhar.
O segundo palestrante, Álvaro Damião, repórter esportivo da Rádio Itatiaia, já cobriu duas copas do mundo, além de outros eventos importantíssimos para o esporte nacional. O jornalista falou da importância das redes sociais atualmente, e reforçou o comentário de Rodrigo Soares sobre a necessidade de filtrar as informações antes divulgar, além do perigo das publicações nas redes sociais.
Atualmente Damião possui mais de 23.000 seguidores no Twitter. Ao contar sobre o seu perfil na rede social, Álvaro explicou que usa o Twitter apenas para questões pessoais. Nem adianta pedir informações sobre os times de futebol, informou, “Twitter é lazer e se quiser informações sérias ligue na rádio Itatiaia”.
Para os recém-formados, o radialista falou que a principal arma do jornalista é a credibilidade. O profissional precisa ter um diferencial para destacar-se no mercado, porque de jornalistas o mercado de trabalho esta cheio, mas de bons profissionais, este sim está em falta.
“O sonho é o combustível da alma”, disse Damião. Para ele, a pessoa precisa sonhar sim, mas com o pé no chão. Ele também falou da importância de preservar a cultura em Belo Horizonte, lembrando que o caderno de cultura é pouco explorado, e finalizou dando uma dica aos estudantes: você deve confiar em você, mas duvidar da sua capacidade.  


Texto: Cecília Couto 
Foto: Camila dos Anjos

Nenhum comentário: