quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Enriquecendo sua bagagem cultural

Praça Sete de Setembro_1902


O Museu Inimá de Paula apresenta a exposição “Memórias de Belo Horizonte”, que exibe 121 fotografias contando a história da capital mineira, com um olhar diferenciado de diversos artistas. O acervo é de propriedade do engenheiro e empresário Carlos Carneiro Costa.
“A exposição é uma homenagem à cidade que me acolheu”, disse Carlos Costa.
Este espaço é uma ótima opção para conhecer um pouco as obras de alguns artistas mineiros.  Localizado no Centro de Belo Horizonte, o museu possui um estilo Art Decó, da década de 1930, e já foi sede de importantes instituições como o Clube de Belo Horizonte, a Rádio e o Cinema Guarani, e a Caixa Econômica Federal. Mas atualmente abriga o museu e a 4º companhia do 1º Batalhão de Policia Militar de Minas Gerais.
O edifício foi projetado pelo arquiteto Saul Vilela. A sua estrutura (salão de acervo, espaço cultural, cinema, livraria, café, e diversas salas convencionais) é comparada aos principais museus do mundo, com um acervo fixo do artista que leva o nome do museu.
Inimá José de Paula, nascido no Vale do Aço em 1918, é citado como paisagista moderno, ao lado de Guinard e Pancetti.  Em 1952, ganhou o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro, do Salão de Arte Moderna.  Suas obras com paisagens urbanas apresentam influências do futurismo de Severini e do cubismo de Lothe.

Os arrozais do Japão _ 1974


No segundo salão, encontram-se os quadros de Inimá de Paula, vasos de flores, paisagens urbanas e rurais, além dos autoretratos, espalhados por um salão exclusivo e escuro. Os olhos do pintor sempre em destaque, expressivos, dão a sensação de pinturas vivas.
A surpresa e a criatividade estão no terceiro e último salão, com a exposição “Jardim das Delicias” da artista Júnia Melillo, escultora (Escola de Belas Artes/UFMG), desenhista, cenógrafa, figurinista, marceneira, serralheira, pianista, fundadora e diretora da Cia. De Bonecos. Ela é pós-graduada em Botânica pela Universidade de Lavras e colecionadora de orquídeas, suculentas e bromélias.
Cansou de ler, então não perca tempo, as exposições estarão abertas para visitação até 26 de fevereiro. “Jardim das delícias” é uma junção de objetos do cotidiano com as belezas da natureza, utilizando madeira, metal e acrílico.
Amor (suculenta 1) 2011

Assista o mini vídeo sobre um dos trabalhos da artista Júnia Melillo. 
Segue o link:






Informações:
Museu Inimá de Paula
Rua da Bahia nº 1201, Centro - Belo Horizonte
Horário: Terça, quarta, sexta e sábado das 10h00 às 19h00
Quinta-feira: 12h00 às 21h00
Domingo: 12h00 às 19h00
Telefones: (31) 3213-4320 e (31) 3222-9798

Texto: Cecília Couto
Fotos e Vídeo: Camila dos Anjos





















Nenhum comentário: