
Aí Sopa, vai ficar fora da panela?
Eu trabalhava no Jornal Estado de Minas e ainda era Analista de Suporte Internet. Aquele cara, que tira suas dúvidas, resolve seus problemas de conexão e as vezes, se você for muito educado, configura sua impressora. Uma colega, estudante de PP, que trabalhava no mesmo andar, uma vez me disse: “Publicidade e Propaganda?! Ah, Mallaquinho (sim, esse era o meu apelido) faz isso com sua vida não. Oh, não tem vaga na área não, viu”. Na hora eu fiquei meio puto, tinha acabado de passar no vestibular da Estácio e era a última coisa que eu queria ouvir. Ainda bem que não dei papo pra ela, pois em exatos 5 períodos depois, eu consegui meu primeiro estágio. Mas isso é papo para outro momento, não estou aqui para contar minha história de vida, mas sim para chamar a atenção de vocês. Principalmente daqueles que querem trabalhar em agência, mais precisamente na criação de uma. Esse papo de que o mercado tá ruim, que o “mensalão” acabou com a gente e que um estágio é a coisa mais impossível do mundo é papo. E só papo. Otimista, eu? Não só. É que estou de antena ligada. Mas a pergunta é: será que você, candidato a criativo, está de antena ligada também? E estar ligado para quem quer criação é o primeiro passo. Agora, eu vou te sabatinar de perguntas. Você vê o Clube de Criação de São Paulo, Ads of the World, Up Date or Die, FFFFound, Reunião do Clube e tudo quanto é site de referência, todos os dias da sua vida?! Ah, não sabe do que eu estou falando? Então eu digo para você não reclamar. Aquela velha ideia de ler bula de remédio, livros, jornais, etc. é condição sine qua non. Você tem que ler. Agora, o que a galera esquece é de ver propaganda, tão sine quanto o qua non. A moçada tá chegando na praia sem protetor solar e aí vai fritar até morrer boiando. Conheço agência que está a quase um ano procurando Diretor de Arte. E redator?! Redator nem se fala. Simplesmente não tem galerinha. E a culpa é de quem?! De quem, hein?! Sua! (Rá!). Sua mesmo que está doido pra entrar no mercado e fica aí esperando a vaga cair no seu colo. Aqui Claudia, vai cair não, desiste. Ficou abatidinho? Então é hora de agir, não aprendeu na boa, aprende na “porrada”. Você já tem dupla?! Não?! Ah, então é melhor dar a mãozinha pro coleguinha ao lado. Ninguém sobe sozinho amiguinho e vocês dois, Redator e Diretor de Arte irão precisar de um portfólio. Sendo assim, amiguinho redator, vai logo ler títulos e você amiguinho Diretor de Arte, trata logo de se entupir de referências, ah e faça também todos aqueles tutorias de Photoshop que você achar na rede. Moçada, vaga tem! Tem mesmo, nem que você tenha que criá-la. O que falta é mão de obra qualificada. Claro que você não precisa chegar sabendo, mas pelo menos sabendo o que você quer, ah, isso vai ser muito necessário. A panela tá quente, só falta a sopa. Gostou do seu novo apelido? Melhor que Mallaco.
Alex Silva é orgulhosamente formado em PP pela Estácio, começou a escrever pela Reciclo Comunicação e atualmente é Redator da Pro Brasil Propaganda.
Postado por Karine Lima
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