Na semana passada tivemos uma discussão entre ser um publicitário e um design gráfico. Achei oportuno essa oportunidade e resolvi postar um email muito interessante que um amigo me passou...
Criar está virando sinônimo de desenhar no Photoshop.
Não quero desmerecer o Design Gráfico e ao elaborar esses apontamentos isso não passou nem perto do meu raciocínio crítico. Pra falar a verdade, nem querendo eu conseguiria falar mal do Design Gráfico. Afinal foi fazendo trabalhos como freelancer para clientes pequenos e médios que iniciei minha noviça carreira no ramo das comunicações. Aliás, faço freelancer até hoje com o maior orgulho.
Mas um fato que vem acontecendo muito frequentemente em universidades e cursos técnicos da vida é a confusão miscelânica entre Publicidade, Produção Gráfica, e Design Gráfico. Cadê vez mais leio depoimentos em redes sociais e testemunho situações que para mim são no mínimo sem sentido. São acadêmicos de publicidade demonstrando um interesse exclusivo e incansável na área de Produção Gráfica. Não que essa função dentro de uma agência de publicidade seja menos que as outras, - até acho que está entre as principais - mas entrar em um curso de Comunicação Social para estudar softwares gráficos ao invés de tentar entender a movimentação do mercado, a persuasão, as teorias da comunicação ou até mesmo e simplesmente já que gostam tanto do visual estudar as vanguardas.
Em minha condição despótica aqui nesse blog, atribuo as bases dessa Torre de Babel às agências de publicidade e aos próprios alunos. Em sua maioria, as agências só confiam nos estagiários (quando o fazem totalmente) quando é na frente de um computador fazendo adivinha o quê? Produção Gráfica. Recebo em meus e-mails dezenas de agências e gráficas por dia pedindo estágio na área de Produção Gráfica por todo o Rio Grande Do Sul, e não recordo de uma vaga para Redator sendo oferecida pelo menos nos últimos dois meses. Repito: Isso não é ruim, Produção Gráfica é essencial, apenas estou analisando o ruído que a situação está causando na formação dos profissionais de amanhã.
Enquanto isso, universitários maravilhados com bonitas malas-diretas e cartões de visitas se engajam cada vez mais na busca pelo brush perfeito deixando de lado McLuhan, Goebbels, Jung e até mesmo Olivetto. E quanto as universidades? Isento delas toda a culpa, e ainda a elogio por atender bem a demanda dando aos alunos de Comunicação o que eles querem: Design Gráfico.
Como as coisas andam, não podemos nos assustar caso cada vez mais agências de publicidade e nichos da comunicação fore comandados por administradores, arquitetos e por aí vai.
PS: Generalizei o panorama nacional em função de minha indignação social e cotidiana? Sim
Fonte: http://dezpotico.com.br/?p=317#more-317
Raphael Queiroz (voltando a postar depois de muito tempo) *.*
segunda-feira, 1 de junho de 2009
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8 comentários:
Janaina, voltando a comentar depois de muito tempo: vou levar vc pra dar uma palestra na minha disciplina do oitavo período, menino de ouro!!! Beijos da Jana e até amanhã!!!
Otimo...
E olha que o menino de ouro da agência é o Gustavo hein?! HAUEhAUehaUEhAUea
kkkkk!!! ;)
Eu nem ia ligar de comandar agencia de publicidade ;))))
aiashoahsaohsa
mas eu nunca ia fazer tao bem :'!
Perfeito este texto para definição da nossa formação que não se resume em Adobe, Corel e derivados. E agradeço por voltar a postar, afinal, já estava com medo de ficar sem assunto. :P
Realmente, nao so vocês de publicdades que passa por isso... os jornalista tambem passam (ja escutei tanta coisa sobre o jornalismo) Mas enfim adorei o texto!
Uma hora isso teria que acontecer... =)
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