domingo, 5 de abril de 2009

Estados Unidos também estuda regulamentação de publicidade em Blogs e Mídias Sociais

Depois do Reino Unido é a vez dos Estados Unidos estudarem a criação de uma regulamentação de publicidade em Blogs e Redes Sociais. Como não poderia ser diferente a decisão já começa envolta em polêmica.
Por conta da nova realidade midiática, a Federal Trade Commission (FTC) está revisando uma série de diretrizes pela primeira vez desde 1980. O objetivo é tentar controlar declarações e incersões a respeito de marcas e de produtos feitas por anunciantes e por usuários. A vigilância se extende também para blogueiros, que  poderão ser penalizados e responder a processos pelos seus textos publicados.
Assim como no novo Código de Proteção ao Consumidor britânico, o alvo principal do FTC são as práticas de marketing online, como custos escondidos em "ofertas grátis", resenhas positivas plantadas em sites, criação de Blogs falsos (para campanhas publicitárias como se escritos por usuários comuns), e comentário editorial sem a indicação de ter sido pago por um anunciante: o polêmico post pago.
As recomendações do orgão americano também citam companhias distribuindo amostras gratis de seu produto a blogueiros e internautas que, em contrapartida, postam informações na internet criticando ou aprovando o produto.
A American Association of Advertising Agencies rapidamente declarou que considera uma atitude prematura essa tentativa de regulamentar Blogs e Novas Mídias, já que a própria maneira de se trabalhar com esses meios ainda não foi plenamente estruturada.
Mais do que isso, é preciso lembrar da tenue separação entre regulamentação e censura. 
Nesses momentos, faltam ao Blogs aprenderem algumas das lições já ensinadas pelas mídias tradicionais há anos, de saber tratar conteúdo e publicidade de maneiras que sejam claras ao leitor. Obviamente, não dá para exigir de grande maioria dos Blogs,  feitos por pessoas (e não corporações), que sejam profissionais com o assédio de agências e marcas.
O que se espera é o bom senso, pois não dá para colocar ações de relacionamento com Blogs na mesma panela das resenhas positivas falsas e informações enganosas. Como disse a AAAA, a regulamentação tem que partir primeiro de agências e anunciantes, com ética e transparência vindo de quem cria e coloca em prática as estratégias de mídias sociais, bem antes de se falar em punições e processos.
Vale dizer ainda que, de acordo com a Word of Mouth Marketing Association, os investimentos nos Estados Unidos com mídia de relacionamento (como a propaganda boca-a-boca como a divulgação de informações pela internet, via Blog, Twitter, Orkut e demais redes sociais) atingiram o montante de US$ 1,35 blilhão em 2007, com previsão de aumento para US$ 3,7 bilhões até 2011.
Via: Meio & Mensagem e Financial Times

.:: Roberto Ojeda ::.

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