domingo, 29 de março de 2009

Nasce o Clube de Planejamento: troca de idéias e experiências

Debater ideias e visões distintas,  em uma troca sinérgica e saudável de experiências. É a filosofia que norteou a criação do Clube de Planejamento de Minas Gerais (CPMG), lançado quinta-feira, em evento que contou com três palestrantes sobre o mercado, reunindo mais de 150 participantes, entre profissionais de planejamento das diversas disciplinas da comunicação, publicitários de várias especialidades, executivos de veículos, acadêmicos e estudantes.
Cenário
O lançamento do CPMG, teve a primeira palestra feita por Ana Paula Cortat (VP de Planejamento da Leo Brunett). Com 25 anos de carreira ,ela abordou aspectos do cenário atual, como a dificuldade de prever o futuro, o medo do colapso e a urgência de repensar as sociedades e os negócios para dar respostas à crise mundial.
A planejadora ainda declarou:"O foco não está mais no problema, mas na busca de soluções criativas. O briefing é um processo orgânico, vivo, que está nas ruas, nos jornais, nos shoppings, na cabeça das pessoas com quem nos relacionamos. O planejamento constroi pontes entre as mentes humanas e as máquinas, o que faz uma grande diferença nas agências".
Marcas
O presidente do Conselho do GP de São Paulo, Ken Fujoka abordou o tema Como as marcas lidam com a comunicação em tempos de crise, apartir do pressuposto de que "nenhuma marca é uma ilha". Ken apresentou alguns arquetipos de comportamento das marcas em tempos de crise: otimista ("tudo vai dar certo"); engajadas ("não dá pra ficar parado"); nostálgica ("saudade dos bons tempos"); orientadora ("o conhecimento aplaca a ansiedade"); multiplicadora ("em tempos bicudos, seu dinheiro deve render mais"); oportunista ("enquanto uns choram outros vendem lenços"); e bem-humorada ("rir é o melhor remédio).
Ao abordar esses arquetipos, Ken explicou com a exibição de alguns filmes de campanhas criadas recentemente, após a crise. Na conclusão afirmou: "O planejador não tem que ser vidente mas tem que conhecer bem o baralho".
Daniel Artut (AlmapBBDO) também deu a sua contribuição e. O planner acredita que o trabalho do bom planejador é questionar. "Uma preocupação para que as mudanças constantes sejam traduzidas em bons negócios é: questionamentos devem ser feitos?", disse.
Atuação e Programação
Gustavo Jabrazi (Filadelfia Comunicação), diretor-financeiro do CPMG, explicou quais são as três frentes de trabalho da entidade: qualificar melhor a atuação da propaganda em Minas Gerais por meio de fomento ao profissional de planejamento; aproximar os planejadores do mercado para que todos trabalhem melhor e levar o clube ao meio acadêmico.

Os interessados em saber como se associar ao Clube de Planejamento de Minas Gerais podem obter informações pelo e-mail: monicafala@hotmail.com

.:: Roberto Ojeda ::.

Um comentário:

Blog da Prosa disse...

Betão: se fosse o Marcelo comentando, acho que ele diria apenas "Jesus amado!". Eu digo: a-do-rei!!! Penso o planejamento desta forma desde… sempre. Quinze anos depois, vejo meu ponto de vista - e óbvio, não só meu - se materializar neste seu post. Gracias pela notícia!!! Bjo da Jana.